"Californication é a assinatura de um álbum, de uma música e de um videoclipe da banda. Não é justo um programa de TV roubar nossa identidade depois de tantos anos", explica Anthony Kiedis, vocalista da banda. Aí entra a polêmica: O Red Hot estaria correto na atitude de processar os produtores do seriado ou estariam apenas se aproveitando para visar uma possível bolada em dólares caso vençam a causa judicial?
ENTENDA O CASO
O termo Californication foi inventado em 1972, porém era pouco usado e jamais havia sido registrado até o lançamento do disco Californication, em 1999, pelo Red Hot Chili Peppers. Ou seja, legalmente a reclamação de Anthony Kiedis, Flea, John Frusciante e Chad Smith é protegida pelo artigo 10 da Lei 9.610/98 que diz: "a proteção à obra intelectual abrange o seu título, se original e inconfundível com o de obra do mesmo gênero, divulgada anteriormente por outro autor". Se você perguntar às pessoas a que a palavra Californication as remete, com certeza 100% dirá que ao grupo californiano. E está registrado, direitos autorais.
Alguns criticam essa postura (correta) do Red Hot. Dizem que só querem fazer dinheiro com esse processo. Então quer dizer que quando o músico Tom Petty processou-os por achar que a canção Dani California era plágio de uma de suas músicas, estava certo? Pimenta nos olhos dos outros é refresco, né? Com o perdão do trocadilho...
E mais: no seriado protagonizado por David Duchovny, ex-agente Mulder de Arquivo X, há uma personagem chamada de Dani California e outro chamado Charlie, mais dois títulos de singles dos Peppers. Basta um pouco de bom senso pra ver quem está abusando nessa história. Porém, tirem suas próprias conclusões. O fato é que Tom Kapinos, responsável pelo programa, deverá ter um pouco de dor de cabeça pela frente.
A série Californication é exibida às terças-feiras, 22h, no canal fechado Warner.
5 comentários:
Sei não viu... acho que o Red Hot não deveria ter direito ao termo, "patentear" uma expressão acho um pouco demais. Quanto aos personagens com os nomes de música acho que esse autor do seriado tá no minímo provocando a banda, o que deve ter levado eles a processar o seriado.
Bom texto man.
ai, esse negócio do título até que vai né, se o termo "californication" já existia, ai não tem razão dos pimentinhos reclamarem u.u MAS É UM ABSURDO COPIAREM OS NOMES ò_Ó tem mais é que processar! hunf u.u
tá super cool seu blog, klauzinho :B
;**
Acho que nem tem tanto problema. Daqui uns anos a série provavelmente será cancelada e o nome do disco ganha força de novo.
É meu amigo: "Substância urticante em ânus alheio é refrigério"
Esse seriado tá passando no SBT (não sei se é o mesmo). Achei meio fraco!
Bjsssssssss
Postar um comentário