quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

A boa música ficou banguela

"A maioria das pessoas não reconheceria boa música nem que ela viesse mordê-las na bunda."

Essa frase do lendário músico e guitarrista Frank Zappa jamais fez tanto sentido se analisarmos de forma conceitual e crítica a evolução da música ao longo do tempo. Esse comentário duraria páginas e mais páginas, por isso o que quero realmente dizer vocês saberão a partir de agora.
Dias atrás, James Brown, o pai do Funk e do Soul, deixou este mundo para se juntar a Elvis Presley, John Lennon e tantos outros em algum lugar perto do desconhecido. Pergunte a um jovem contemporâneo na rua: você sabe quem foi James Brown? Possivelmente a resposta será "não sei não, moço".
Gosto musical se discute sim. Não se contraria, mas se discute. E quem gosta do batidão carioca, do pagode ordinário e do chamado emocore (que hoje se tornou nada mais que um estilo popular do bizarro, já que aquilo lá não é música), tem que compreender que artistas do naipe de Mr. Brown não representam o ultrapassado. Representam o passado que deveria ser o futuro, mas que infelizmente não é. A música que um jovem alienado e profundamente vítima de um mundo idiota e de gosto popular distorcido ouve, será modificada daqui a alguns dias, meses, ou no máximo poucos anos. Não existirá mais, e pelo andar da carruagem, será ainda mais vazia e de péssima qualidade, já que taxá-la como sendo de qualidade duvidosa seria um elogio muito estridente. Acho que a boa música não tem conseguido mostrar suas presas e morder o traseiro de muitas pessoas.
Em meio a baixarias, gritos de desespero e muitas "bundas", lembro-me de uma frase de Frank Zappa. Uma em que ele achava que pessoas tem acesso à boa música, mas não percebem o quanto ela é agradável em sua essência. Alguém tem essa frase pra me mostrar aí? Queria muito ler.

7 comentários:

Anônimo disse...

Klausssss!!!

Tá muito legal sue blog, gostei! Gostei do texto sobre James Brown, massaaaaa!!!
Gostei! Continue assim!!!

Bjossss

Anônimo disse...

uiaaa
e vc não tinha certeza se o comentário era meu?? que consideraçããããão.. ¬¬ aheuaehaeuhauae
zuera.. ;D
gosteeeeeei klaaaaus! escreve mais futuro repórter! eaheuaheauea
beeeeeeejo

;**********

Anônimo disse...

Concordo plenamente com vc Klaus!
Infelizmente a boa musica, tem perdido espaço para músicas esdruchulas como "funk"(nao sei q funk é esse) e outros estilos q nem gosto de falar..
.Pra maioria das pessoas, o pai do funk é o mc serginho, junto com sua lacraia..kkk
O povão nem sequer sabe q a musica I feel Good (mto boa,por sinal) foi criada pelo verdadeiro pai do funk....James Brown!..
Bom..rezo pra q um dia caia a ficha do pessoal!..(meio dificil ^^)..Adoorei vc ter citado o lendario J.B...

beijos !

Klaus Lautenschlaeger disse...

Valeu galera pelos comentários! Fico feliz e animado pra escrever mais!

Bru, verdade mesmo.. mas é bom esclarecer que não tô recriminando ninguém pelos seus gostos musicais e tal.. é só uma simples e humilde opinião! hehe só não gosto de emo mermo :P

ESCLARECIMENTOS:
O "pagode ordinário" que citei, é aquele de grupinhos montados por gravadoras com o ÚNICO INTUITO DE VENDER. Coisa comercial nunc me agradou, a não ser quando a evolução é natural.

E curtiu som em balada eu curto tudo e vamo pa galera! hahaha VALEU

Unknown disse...

Bom Klaus... só tenho uma coisa a dizer: "I feel so sorry but I FEEL GOOD!"
Abraço

Anônimo disse...

Klaaaus, ficou bem bacana o blog viu?!
Já coloquei aki nos favortiso...

O post tbm ficou bem legal, cai naquele lance q a gnte discutiu no ar lá no programa. O bom é que ainda tem gent como nós que não vai dixar nunca (eu espero) a boa musica pra trás!

Bjssssss

Unknown disse...

Boaaa Klaus

Galerinha meio modinha hoje em dia, gosto é gosto, e tal, mas o que aparece neguinho curte pq é moda, do mesmo jeitinho q esta essa modinha EMO agora.

Abraços